
As dicas para curtir o Carnaval com segurança
- By Jor. Rodrigo G. de Almeida
- Notícias
- Acessos: 3533
O clima de Carnaval já iniciou no Ceará, mas a festa deve ganhar proporções maiores entre os dias 22 e 25 de fevereiro. O CRA-CE foi atrás de coletar dicas de como se prevenir de situações como furtos e assédio.
Ao sair de casa para cair na folia, evite portar objetos de valor como celular, relógio, cordões e anéis. No meio da multidão, essas peças ficam mais fáceis de serem retiradas do corpo e o que era pra ser um momento de alegria pode acabar em prejuízo.
Vítimas de furtos ou roubos devem procurar um distrito policial para comunicar o caso e registrar boletim de ocorrência. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), também é possível fazer o boletim de ocorrência pela internet, por meio da Delegacia Eletrônica.
Esse BO eletrônico também pode ser feito em casos de roubo/furto de veículo; ameaça; roubos em que não haja danos e/ou vítima de lesão corporal e morte; injúria, calúnia ou difamação; e casos de acidente de trânsito furto ou perda de documentos; furto ou perda de placa de veículo.
Os casos de desaparecimento também devem ser reportados em um distrito policial, para registro de boletim de ocorrência, e também na Delegacia Eletrônica. Nos dias de folia, haverá reforço no plantão da Delegacia de Polícia de Investigações sobre Pessoas Desaparecidas, do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).
Assédio sexual
Assédio sexual é crime. O ano de 2020 será o segundo desde que a importunação sexual foi tipificada em lei. Durante a folia, o "não" nem sempre é respeitado e as vítimas que se sentirem assediadas podem acionar a polícia, comparecendo em qualquer unidade policial do Estado ou ainda procurar uma Delegacias de Defesa da Mulher.