As atividades dos Conselho Regionais de Administração são regidas pela Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965, e regulamentadas pelo Decreto nº. 61.934, de 22 de dezembro de 1967, bem como por instruções e resoluções baixadas pelo Conselho Federal de Administração (CFA).
A função principal dos Conselhos Regionais de Administração é a fiscalização do exercício profissional do administrador, bem como das empresas que exercem atividades na área de atuação do administrador. O registro representa uma garantia à sociedade de que o profissional e a empresa que o possuem são perfeitamente habilitados a a exercer a profissão e/ou prestar seus serviços.
No entanto, o CRA-CE acredita que o zelo pelo exercício profissional estende-se à divulgação das melhores práticas da gestão de empresas e ao aprimoramento dos administradores por meio da difusão massiva das tendências existentes no mercado e desenvolvidas nos campos de atuação do administrador. Por isso, promove habitualmente eventos, palestras, debates, jornadas e cursos gratuitos para os seus registrados.
Como serviço agregado o CRA-CE fez o sorteios de 100 bolsas integrais de Pós-Graduação, abriu espaço de mercado para os Administradores Peritos Judiciais, tem firmado convênios com empresas e profissionais para trazer benefícios aos registrados através do Clube de Vantagens e tem fiscalizado o exercício da profissão.
A assembleia de presidentes de Conselhos de Administração, Federal e Regionais, aprovou em sua segunda reunião, realizada em Brasília, no dia 8 de maio de 1978, o juramento do Administrador.
"Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria".
A pedra do administrador é a safira azul-escuro, cor que identifica as atividades criadoras. Saiba [+]
Sim. Além deste site, o CRA-CE possui o Boletim Eletrônico enviado semanalmente ao mailing de registrados do Conselho, o Aplicativo CRACE Mobile disponível para dispositivos iOS e Android, o CRACE Play onde são postados vídeos diversos, o Gestão Pública em Debate ambiente dedicado a gestão pública com conteúdos exclusivos, Blog do Presidente, o Portal do Perito Judicial e estamos presentes no FaceBook, Instagram, Twitter e Youtube.
Sim. A profissão possui um símbolo que resume as funções do administrador. Conheça a história de sua criação e as explicações para as suas formas em Símbolo da Profissão.
A profissão regulamentada de administrador surgiu com a promulgação da Lei nº. 4.769, de 9 de setembro de 1965, posteriormente regulamentada pelo Decreto nº. 61.934, de 27 de dezembro de 1967.
O Dia do Administrador é comemorado em 9 de setembro, pois é a data em que a Lei nº. 4.769/65, que regulamenta a profissão, foi promulgada.
A função principal do Conselho Regional de Administração é fiscalizar o exercício profissional do administrador, norteado pela Lei nº. 4.769, de 9 de setembro de 1965, e regulamentado pelo Decreto nº. 61.934, de 22 de dezembro de 1967.
O Conselho Regional de Administração é o órgão disciplinador e fiscalizador do exercício profissional do administrador. Foi criado pela Lei nº. 4.769, de 9 de setembro de 1965, que previa a constituição de órgãos que garantissem o seu cumprimento.
É uma entidade de vida própria, que se mantém sem nenhuma verba governamental, sendo sua única fonte de recursos as anuidades e taxas de serviços pagas pelos administradores e empresas registrados. Porém, presta contas ao Tribunal de Contas da União (TCU) e Conselho Federal de Administração (CFA).
Juntos em defesa do Profissional de Administração!
Rua Dona Leopoldina, 935, Centro
Fortaleza - Ceará Cep: 60.110-000
Fone: (85) 3421-0909