
CRA-CE e TCE-CE reúnem prefeitos e gestores públicos em evento sobre transição de governo
- By Jor. Rodrigo G. de Almeida
- Notícias
- Acessos: 866
Na manhã desta terça-feira (1º/12), o Conselho Regional de Administração do Ceará, ao lado do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, reuniu prefeitos e gestores públicos, além de diversas equipes de transição de governo, para o evento Gestão Municipal 2021.
Com o tema, "Transição e Planejamento de Governo", o CRA-CE orientou gestores públicos para tratar de assuntos de interesse público. "Esta é mais uma contribuição do CRA-CE para a sociedade, através de orientação técnica, que possa dar subsídios às equipes de transição, a fim de que realizem o melhor serviço para suas cidades", afirmou o presidente do CRA-CE, Adm. Leonardo Macedo.
"A gente vem sempre afirmando que o problema do Brasil, antes de ser uma crise política ou econômica, é uma crise da falta de gestão, e estamos aqui, com nossos profissionais para dar nossa colaboração à sociedade", completou Leonardo.
A primeira palestra do evento ficou a cargo do conselheiro do TCE-CE, o Adm. Ernesto Sabóia, que explicou a importância de formalizar uma boa equipe de transição. "A transição é importante para quem entra e para quem sai, não é boa apenas para quem entra. É uma forma da equipe que está de saída dizer o que foi feito de bom também, para que possa ser dada a continuidade", explicou o conselheiro.
Já a enfermeira Francimones Albuquerque falou sobre os impactos da Covid-19 nos municípios, com base em suas experiências. "As cidades tiveram impactos econômicos e sociais, e os gestores precisaram oferecer saídas para a população", disse.
O Adm. Leonardo Macedo destacou os aspectos legais que devem ser observados pelos gestores, e palestrou sobre o planejamento eficiente de uma gestão. O presidente do CRA-CE ressaltou ainda os cuidados que o gestor precisa ter com a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Por fim, o presidente do Conselho Federal de Administração, Adm. Mauro Kreuz, apresentou aos gestores públicos e aos presentes, a importância do Índice de Governança Municipal do CFA (IGM), que mede a situação dos municípios e ainda oportuniza como o gestor pode provocar mudanças que resultem na vida prática da sociedade e dos municípios.