facebooktwitterinstagramcraceara


fone

O que o Administrador pode aprender com os jogos olímpicos?

olimpiadas de 1932 15 1

O Brasil sedia as primeiras olimpíadas da América do Sul. Serão 10 mil atletas olímpicos e 4 mil paralímpicos. Parece muito, mas o funil para cada um chegar até ali foi grande. Muitos tiveram dedicação por toda a vida, mesmo jovens, a vida foi baseada em função do esporte.

Os recursos financeiros foram primordiais, sem dúvida alguma, mas como dizia a propaganda da Mastercard, “Tem coisas que o dinheiro não compra”. Cada atleta traz em si uma história e uma personalidade singular. Afirmo com precisão que há fatores essenciais em suas personalidades como determinação, dedicação, foco, sacrifício e paixão.

Na construção da história particular, aliado a essas personalidades, houve inspiração, motivação, desafio, decepção, derrota, dor, que só cada um pode dimensionar. Ou nem isso.

Não dá pra ficar focado na decepção ou na dor. Tem que ir além.  Tem que ter um compromisso inquebrantável em seguir adiante seja qual for o grau de dificuldade. Que dizer dos atletas paralímpicos? Ora, para estes, as condições são ainda mais íngremes.

Aliar sonhos e decepções, superação e desafio, têm motivado esses atletas a resultados grandiosos a cada edição do evento.

Em linhas gerais, os técnicos da maior parte dos atletas não são grandes medalhistas ou atletas tão grandiosos quanto os seus orientandos. Mas são pessoas com personalidades motivadas, determinadas. E, via de regra, sempre são pessoas com elevada capacidade de gestão. Sabem liderar recursos e dificuldades, pessoas e interesses antagônicos em busca de um objetivo.

Na condição de Administradores, de líderes, de gestores, como estamos lidando com o fracasso, com a superação, com o foco, com a determinação em fazer sempre o melhor?

É possível aprender com os jogos olímpicos e aplicar em nossa atuação, seja na faculdade, na empresa, na repartição pública e até na família. Aprendamos com os melhores do mundo. Não são heróis mitológicos, são seres humanos iguais a nós. As olimpíadas, portanto, mais do que um evento esportivo é também um marco histórico que pode (e deve) ensinar a cada um de nós.

Vamos em frente!

Registro Profissional

Saiba qual a documentação necessária para o Registro Profissional. 
Bacharéis e Tecnólogos em Administração.

Registro Corporativo

O Registro para Pessoas Jurídicas com natureza de atuação em áreas relacionadas à Administração.

icon downloads
Downloads

Aqui você encontrará os links para que possa baixar Formulários Diversos. Confira!

icon transparencia
Transparência

Acompanhe como o CRA-CE tem Administrado seus recursos.