facebooktwitterinstagramcraceara

fone

Os Administradores ocupam os espaços

 

Tenho chamado a atenção sobre os cargos de gestão serem ocupados por profissinais de Administração. A afirmação parece óbiva, mas não é. Ao longo das décadas, os cargos políticos são privilegiados em detrimentos dos cargos técnicos. Não vejo mal algum nisso, já que política, dentro da intenção pura e altruísta, é uma forma de relacionamento entre pessoas em busca do bem comum e da cidadania.

 

Ocorre que alguns cargos-chave exigem pessoas devidamente habilitadas para o exercício da profissão. Um cirurgião tem que ser um médico; um procurador de município tem que ser um advogado; e um gestor deveria ser um... gestor.

Depois de tanto colocar os pés pelas mãos, os governos espalhados pelo país decidiram começar a se atentar para esse fato. E vem dando certo onde se colocar um gestor para gerenciar.

A importância do profissional de Administração ocupar cargos de gestão tem sido tema de debate e cases estudados nas universidades, inclusive nos Fóruns de Gestão Públicas realizados pelo nosso CRA-CE e nos demais regionais do país.

Aqui mostramos os Administradores à frente de soluções no serviço público. No Ceará, alguns municípios nomearam Administradores para gerenciar pastas no rol de serviços do profissional. Além disso, por meio de uma Fiscalização atuante, preventiva e ativa, o CRA-CE alertou e exigiu mudanças em editais de licitação e de concursos públicos.

Semana passada, a Prefeitura de Fortaleza realizou dois dias de agenda com cada Secretaria para planejar o ano que vem e avaliar os processos do ano em curso.

Mesma coisa tem feito o Governo do Ceará. Ontem, a vice-governadora do Estado, Sra. Izolda Cela seguiu viagem para um curso sobre gestão na Universidade de Oxford, na Inglaterra.

A equipe do novo governo, que vai comandar o país, já anunciou pelo menos dois Administradores para ocupar cargos no primeiro escalão. Sem contar com outros nomes que possuem em seus currículos cursos de pós=graduação na área de Administração pública ou afins.

Durante os debates espalhados em todo o país, os eleitores puderam ouvir dos candidatos que o Brasil precisa de um gestor. Ora, é exatamente essa máxima, que venho defendendo desde que assumi o Conselho, em 2015. Tenho dito que o problema do Brasil, antes de ser político ou econômico, é um problema da falta de gestão.

E é exatamente nesse cenário, que vamos dar continuidade ao nosso trabalho em prol dos profissionais de Administração: mostrar que estamos aqui para atender e que temos as ferramentas necessárias para colaborar com o Brasil.

Registro Profissional

Saiba qual a documentação necessária para o Registro Profissional. 
Bacharéis e Tecnólogos em Administração.

Registro Corporativo

O Registro para Pessoas Jurídicas com natureza de atuação em áreas relacionadas à Administração.

icon downloads
Renovar RCA

Aprenda a renovar o seu RCA através deste tutorial.

icon transparencia
Transparência

Acompanhe como o CRA-CE tem Administrado seus recursos.