facebooktwitterinstagramcraceara

fone

Um Mercado para Conquistar: Perícia Judicial

Este ano, nossas atividades tem se intensificado no sentido permanente de disciplinar o exercício da administração no Ceará e aquecer o mercado.  Com a crise financeira e o alto índice de pessoas desempregadas no país, o objetivo do  CRA-CE  é  gerar cada vez mais oportunidades de trabalho  para administradores.

A inclusão do profissional da gestão no cadastro de peritos judiciais é  mais um destes resultados.  Nosso trabalho começou  há alguns anos atrás, quando o Novo Código do Processo Civil (CPC)  tornou facultativo a cada Tribunal de Justiça elaborar um cadastro específico para  peritos, considerados auxiliares da justiça.  O perito é o profissional designado para fazer a análise das provas apresentadas em um processo. Ele é responsável por elaborar um laudo técnico, que deve ajudar o juiz a tomar sua decisão. 

Atualmente a maior parte dos processos judiciais discutem causas financeiras. Este é o gancho necessário para a inclusão do administrador no ramo. Já que finanças e análises administrativas, como o processo de falência, é uma prerrogativa do administrador, previsto inclusive em regulamentação do Conselho Federal de Administração (CFA).

Mas, como mudar um cenário em que outros profissionais atuam no campo da administração, com altos rendimentos? Como chamar a atenção de magistrados, que não dominam a ciência da administração, para o fato? O desafio estava posto e nós o enfrentamos. Demorou quase dois anos, mas nós saímos desta batalha com êxito.  

Para mudar toda uma cultura erronia de trabalho enviamos ao Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) um requerimento solicitando a inclusão do administrador para exercer atividades de perícia  em causas que necessitem da análise de um gestor de empresas e não qualquer outro profissional e  fomos prontamente atendidos.   

O cadastro agora foi atualizado e qualquer administrador que esteja registrado pode se inscrever no Sistema de Peritos (SIPER) e concorrer a uma nomeação.  Ressalto que o cadastro funciona como um concurso ou seleção. O profissional é nomeado.  Por conta disso, considero extremamente importante  apresentar-se ao juiz e mostrar suas habilidade, experiências e currículo. A ideia é formar vínculos e conseguir novas oportunidades, sem precisar deixar seu ofício diário. Este é um viés interessante da área: é possível atuar como perito, mesmo empregado. A renda é bastante atrativa, acreditem.

 O campo de trabalho é vasto e o gestor pode  atuar em  todos os processos que discutam procedimentos administrativos, tais como:  registro de empregados,  empréstimos,  causas que envolvam cheques especiais, financiamento, recuperação judicial e ainda  processos sobre  direitos do consumidor, falência ou causas trabalhistas, entre tantas outras.

Nossa batalha agora é disseminar a ideia entre todos aqueles compõe a administração para ocupar o lugar que é nosso. A situação não é fácil. Muitos  profissionais, principalmente aqueles de áreas correlatas já dominam o mercado.  Para reverter isso, nós vamos dialogar cada dia mais com administradores sobre o assunto e incentivar a entrada de gestores no ramo.

São poucos também aqueles que têm os conhecimentos técnicos e processuais necessários para trabalhar e entender como funciona a perícia judicial.  Para reduzir essa lacuna, o nosso Clube de Vantagens garante descontos para quem quiser fazer um curso complementar sobre perícia administrativa e financeira. Mas, nossa luta pela reserva de mercado e capacitação do administrador não para.  Esta ação é apenas uma de tantas outras que estão por vir.   

Registro Profissional

Saiba qual a documentação necessária para o Registro Profissional. 
Bacharéis e Tecnólogos em Administração.

Registro Corporativo

O Registro para Pessoas Jurídicas com natureza de atuação em áreas relacionadas à Administração.

icon downloads
Downloads

Aqui você encontrará os links para que possa baixar Formulários Diversos. Confira!

icon transparencia
Transparência

Acompanhe como o CRA-CE tem Administrado seus recursos.