facebooktwitterinstagramcraceara


fone

Administradores ocupam cargos estratégicos no setor público

cargo estrategico

Em junho do ano passado, escrevi para este “Blog do Presidente” sobre a mudança de governo (a saída de Dilma Rousseff e a entrada de Michel Temer, por conta do processo de Impeachement). Àquela época, assim como agora, faço questão de reafirmar o meu posicionamento somente no campo das técnicas e ciências administrativas, sem entrar na seara da política partidária ou ideológica.

Pois bem. Há sete meses, defendi que enxergava, ainda que no pequeno passo, uma percepção por parte dos governantes a importância do papel do Administrador dentro das estruturas governamentais. No mínimo, existe um debate tácito sobre o reconhecimento em como o administrador profissional deve ser inserido dentro do governo.

Vale dizer que não defendo uma espécie de imposição para que políticos ou secretários em cargos de confiança sejam graduados em Administração. Não é isso. Além de ingenuidade, seria mera tolice corporativista.

Ao contrário, defendo, enquanto gestor e líder de uma categoria, o desenvolvimento do país, que passa economicamente por todas as profissões. Neste campo, defendo é que haja profissionais competentes nas diversas assessorias de governo. Dentre inúmeros assessores para inúmeras especialidades, há a importância de ouvir o Administrador em questão de planejamento, metas e execução de tarefas, atividades aprendidas em quase três mil horas/aula.

Dentro deste cenário, destaco três acontecimentos com Administradores. Um, em âmbito nacional, o novo presidente do Senado, Eunício Oliveira é Administrador com registro no CRA-CE, além de membro da Academia Cearense de Administração.

O segundo foi a indicação de outro Administrador, Herbert Lobo, especialista em Administração Pública, que teve seu nome sugerido para ocupar um cargo federal no Ceará, o de superintendente do Ibama.

Em outro campo, mais regional, o governador do Ceará, Camilo Santana nomeou o também Administrador César Ribeiro como titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

Ainda vale mencionar o nome do Administrador Fernando Santana, que brilhantemente conduziu o cargo de Secretário Adjunto do Gabinete do Governador Camilo Santana até sair para candidatura ao executivo municipal, no Cariri.


Tudo consta, entretanto, que Fernando Santana, homem de total confiança do governador, deve entrar nos próximos dias como titular de importante secretaria de governo, em mudança de gestão conduzida por Camilo.

Fico feliz, realmente um motivo de vaidade positiva, saber que nosso empenho em dedicar tempo e trabalho para que o Administrador possa, cada vez mais, ser inserido na sociedade, tem ganhado bons e frutuosos resultados.

Vamos em frente, caros colegas e estudantes, porque o ano de 2017 só está começando, e, bem diferente de como iniciou o ano que passou, requer trabalho e dedicação em fazer com que as coisas aconteçam.
Até a próxima.

Registro Profissional

Saiba qual a documentação necessária para o Registro Profissional. 
Bacharéis e Tecnólogos em Administração.

Registro Corporativo

O Registro para Pessoas Jurídicas com natureza de atuação em áreas relacionadas à Administração.

icon downloads
Downloads

Aqui você encontrará os links para que possa baixar Formulários Diversos. Confira!

icon transparencia
Transparência

Acompanhe como o CRA-CE tem Administrado seus recursos.