facebooktwitterinstagramcraceara


fone

Aos 51 anos, e em forma

51

Por conta da regulamentação da lei 4.769, em 9 de setembro de 1965, festejamos o presente mês como o do Administrador. Vale lembrar que a regulamentação da lei no Brasil é uma coisa, mas a profissão, enquanto ciência e método, já vem desde antes de Cristo. Somos descendentes de uma profissão milenar.

Ao longo de tantos séculos, aperfeiçoamos métodos e processos, sempre em vista de desenvolver organizações estatais e privadas. O desenvolvimento da civilização mundial, passando por todas as reformas e revoluções, contou enormemente com o Administrador: nas finanças, nas estratégias comerciais, nos recursos humanos, nos estoques e celeiros e em todos (sim, todos!) os segmentos industriais, de serviços, comércio e no setor público.

Na condição também de advogado e contador, não tenho receio em afirmar que os méritos alcançados são frutos sim de muito empenho e esforço, mas com uso consubstancial dos ferramentais da Administração. As empresas de sucesso que conheço contam, sem exceção, com a técnica oportunizada de nossa profissão.

Tenho a satisfação de participar ativamente como consultor de um município cearense, a bela cidade de Brejo Santo, no Cariri cearense, longe da capital, mas que com poucos recursos apostou sistematicamente na gestão pública, e inseriu o Administrador na carreira pública, além de contratar o serviço de profissionais de gestão. Resultado: Brejo Santo fez a melhor educação do país, é campeão nacional e regional em diversas categorias, servindo de modelo, inclusive com matérias citadas na mídia nacional e até internacional, além de cumprir umas das melhores metas de gasto propostas pelo Governo Federal. Tudo isso é fruto da boa gestão pública.

À frente do Conselho de Classe, conseguimos o reconhecimento e o elogio público do Presidente do Conselho Federal de Administração (CFA) como sendo o CRA-CE o modelo para todos os demais regionais. Além do crescimento substancial, fruto de reaproximação com os setores públicos e sociedade civil, somados ao relacionamento saudável com profissionais e estudantes, e ainda com a aproximação com os intelectuais da Acad e os incansáveis da Aadece, oferecemos a melhor plataforma de transparência do Sistema CFA/CRAs. Nenhum outro regional possui uma plataforma de transparência quanto o do Ceará.

A transparência é uma das mais aprovadas formas de demonstrar o zelo, o cuidado, o respeito com o dinheiro público, dinheiro este que é do Administrador. Por isso, tanto empenho em mostrar como e com o quê é gasto. A atual gestão possui a meta de prestar as devidas contas com o dinheiro do Administrador, que pode consultar em qualquer momento as contas da entidade, sem burocracia.

Por outro lado, é preciso o aperfeiçoamento profissional, e isso depende exclusivamente de cada um. O CRA-CE até contribui com a educação continuada, por meio da Universidade Corporativa do Administrador (UCAdm), que oferece mais de 350 cursos de extensão em diversas áreas totalmente gratuito para profissional e estudante registrado e em dia.

Por falar em estudante, o CRA-CE concretizou o maior processo de aproximação com os estudantes da história, através do CRA Jovem, e atraiu estudantes da capital e interior. A interiorização é outro ponto determinante: estamos presentes nos principais polos do Estado, por meio das Delegacias Regionais.

É isto. São 51 anos de muito trabalho, e muito trabalho ainda por fazer. Temos muito a comemorar. Portanto, vamos trabalhar para termos o que festejar nos anos seguintes. Parabéns a todos! 

Registro Profissional

Saiba qual a documentação necessária para o Registro Profissional. 
Bacharéis e Tecnólogos em Administração.

Registro Corporativo

O Registro para Pessoas Jurídicas com natureza de atuação em áreas relacionadas à Administração.

icon downloads
Downloads

Aqui você encontrará os links para que possa baixar Formulários Diversos. Confira!

icon transparencia
Transparência

Acompanhe como o CRA-CE tem Administrado seus recursos.