facebooktwitterinstagramcraceara

fone

_

_

Dia do Administrador: Mensagem do Presidente do CRA-CE aos profissionais

dia-do-administrador

No Ceará, são 50 anos de nossa entidade maior: o CRA-CE. Mas no país, são 53 anos da profissão de Administrador devidamente regulamentada. Nos dois cenários, o nacional e o regional, foram incansáveis profissionais que se dedicaram para fazer com que nossa profissão chegasse onde chegou.

 

É preciso muito mais, e eu tenho força e motivação para mostrar à sociedade o papel dos Administradores.

Temos números que impressionam pela grandiosidade:

Em nossa história regional de meio século, somos 100 mil profissionais em todas as esferas da gestão. São 42 mil estudantes. Por ano, são 7 mil profissionais lançados no mercado.

Sabedor desse contigente, não tenho medido esforços para inserir o profissional de Administração no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, criar oportunidades de qualificação, para que ele possa estar sempre habilitado e preparado.

É importante que o CRA cuide disso, para evitar que imensa maioria desse "exército" abandone a profissão que escolheu e mude de área.

A Fiscalização, mola mestra de nosso CRA-CE, impugnou cerca de 200 editais de licitação e de concursos públicos, analisados em 2000 editais. São dados apenas de 2018. Isto aponta inúmeras vagas criadas para o Administrador. Só ficamos de olho e pedimos o cumprimento da legislação. Mas é um trabalho árduo, porém gratificante.

Não é justo que um cargo voltado para o Administrador seja ocupado por todo tipo de profissional, seja em concurso, seja em licitação pública, com vistas a contratação de serviços na seara da nossa profissão.

Destaco a proximidade com profissionais, estudantes e empresas por meio do CRA Itinerante. Lembro a valorização do interior, com a criação de representantes delegados e seccionais, e hoje temos Administradores em todas as regiões do Ceará, capaz de facilitar o atendimento.

Foram realizados diversos seminários temáticos, que envolveram as diversas atividades do profissional, como o Fórum de Gestão Pública, o Fórum de Administração e Gestão de IES, voltado para os coordenadores do ensino superior, o encontro com os estudantes, que iniciam na jornada, e o primeiro encontro de Sêniores, os profissionais mais experientes, que passaram a ser reconhecidos e valorizados pelo Conselho.

Foi mantida a importante parceria com as demais entidades que nos representam: Aadece, Acad e Fenead. Foi dada luz na importância do papel da mulher administradora, por meio das ações de empoderamento do CRA Mulher.

O CRA-CE ocupa o quarto lugar em registro de Pessoa Jurídica em todo o país. São 3.500 empresas registradas e cada uma necessita de um Responsável Técnico.

São muitas conquistas e há muito o que festejar neste 9 de setembro, como também a grande conquista da classe, que é a qualificação do profissional, através de cursos e aperfeiçoamentos gratuitos para os profissionais, como de perícia judicial, capacitação em MPEs, e, a especialização em gestão de finanças públicas, totalmente patrocinada pelo CRA-CE, voltada para 100 Administradores. O mercado vai agradecer essa ação.

Colocamos à disposição dos estudantes e profissionais, a Biblioteca do Administrador, com mais de 1000 livros à disposição, gratuitos.

Assim, além das vitórias, preciso continuar a alertar: a crise pela qual passamos, antes de econômica ou política, é uma crise da falta de gestão. Temos ampla condição, como administradores, para fazer muito por nosso país e contribuir com o ajuste e a ordem nas empresas públicas, além da geração de emprego e renda por meio das empresas privadas.

Tenho dito, e vou permanecer a gritar aos quatro ventos, para que o poder público olhe para esta categoria de homens e mulheres que são devidamente habilitados para contribuir com o desenvolvimento. Somos os profissionais credenciados para ajudar a retirar esse país da crise. O remédio passa, obrigatoriamente, pela gestão eficaz e eficiente.

Resumindo, me envaideço pelo fato de esta gestão do nosso CRA-CE estar contribuindo com a história da Administração no Ceará, mais do que isso, de estar favorecendo o crescimento dos negócios, com a eficiência na gestão pública, com o ensino nas faculdades, e principalmente, em gerar vagas e oportunidades de trabalho para o profissional de Administração.

Aos Administradores e Administradoras, meu amplo abraço de parabéns pelo nosso dia!

Registro Profissional

Saiba qual a documentação necessária para o Registro Profissional. 
Bacharéis e Tecnólogos em Administração.

Registro Corporativo

O Registro para Pessoas Jurídicas com natureza de atuação em áreas relacionadas à Administração.

icon downloads
Renovar RCA

Aprenda a renovar o seu RCA através deste tutorial.

icon transparencia
Transparência

Acompanhe como o CRA-CE tem Administrado seus recursos.